Doenças tratadas pela cirurgia bariátrica e metabólica
janeiro 22, 2024Barispace: acompanhamento nutricional pós cirurgia bariátrica
outubro 8, 2024No dia 24/03, é comemorado mundialmente o dia do combate à tuberculose. Essa data foi escolhida, em homenagem a Robert Koch, descobridor do bacilo responsável pela doença em 24/03/1882. No blog de hoje iremos falar dos sintomas e importância de se conscientizar contra essa doença.
A tuberculose, é uma doença infecciosa e transmissível. Sua transmissão é direta de pessoa para pessoa. O órgão mais afetado é o pulmão, entre tanto, órgãos como, ossos, rins e meninges, também são prejudicados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um terço da população mundial está infectada pela bactéria mycobacterium tuberculosis e correm risco de desenvolver a doença. A tuberculose mata por ano, mais de 1,1 milhões de pessoas em todo o mundo e só no Brasil, 4,7 mil cidadãos morrem de tuberculose.
O contágio da doença, acontece pelo ar, quando um infectado lança a bactéria de alguma forma no ambiente, seja pela fala, tosse ou espirro. A bactéria pode permanecer viva no ar por muitas horas, contagiando aqueles que estão presentes no mesmo ambiente. Caso o local esteja fechado e com pouca ventilação, o tempo de vida da bactéria pode aumentar ainda mais.
Sintomas da doença
- Tosse seca ou com secreção. Caso não tenha melhoras, a tosse pode evoluir e conter sangue ou pus
- Falta de apetite
- Febre
- Cansaço
- Suor durante a noite
Vale ressaltar, que os sintomas podem ser diferentes de acordo com cada pessoa. Enquanto alguns, relatam não sentir nenhum sintoma, outros pacientes podem sentir todos os sintomas citados anteriormente.
Prevenção
A vacina BCG não tem 100% de eficácia, mas é uma das armas mais importantes contra a bactéria. Por meio da vacinação em massa, a vacina ajuda a disseminar a forma mais grave da doença.
Ela é obrigatória para pacientes menores de 1 ano. Além deles, pessoas que convivem com portadores de hanseníase ou estrangeiros, que não foram vacinados, podem e devem tomar a vacina.
Tratamento
O tratamento da doença é gratuito e está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde). No tratamento são utilizados medicamentos específicos para a doença, tendo a duração de no mínimo 6 meses. Segundo a OMS, todos aqueles que seguem o tratamento à risca, ficam curados da doença.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelas nossas mídias digitais, até mais!