Quem pode fazer a cirurgia bariátrica?
janeiro 15, 2024Dia mundial do combate à tuberculose
março 24, 2024A cirurgia bariátrica é um procedimento no qual o aparelho digestivo do paciente é alterado, com o intuito de diminuir a quantidade de alimento no qual o estômago suporta. Dessa forma, a quantidade de calorias em que o corpo irá absorver é muito menor, facilitando a perda de peso. Para aqueles que pensam que a bariátrica é somente para a parte estética, estão muito errados. Com essa perda significativa de peso, naturalmente outros benefícios acabam acontecendo, como a melhora ou a cura das doenças relacionadas ao excesso de peso.
A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal. Causada na maioria das vezes, pela má alimentação e o sedentarismo. É uma doença extremamente perigosa, pois, por meio dela outras doenças acabam se manifestando. Com a presença da obesidade, doenças como diabete, hipertensão, colesterol, doenças cardiovasculares, apneia do sono, se tornam ainda mais perigosas. Essas doenças podem reduzir a expectativa de vida do paciente, caso não trate da maneira adequada, pois, necessitam do acompanhamento de profissionais. De acordo com uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de uma a cada três pessoas no mundo são obesas, só no Brasil mais de 18 milhões da população está a cima do peso. No blog de hoje iremos falar de duas das comorbidades mais conhecidas, que são ajustadas ou extintas com a cirurgia bariátrica.
Hipertensão
Essa doença, nada mais é do que o aumento da pressão sanguínea. Ela faz com que o coração tenha que realizar um esforço maior do que o necessário, comprometendo o funcionamento do corpo humano. Além de atacar os vasos sanguíneos, atinge também órgãos como cérebro, olhos, coração e rins. É caracterizado hipertenso, quem apresenta a pressão acima de 140/90 mmHg, mais conhecido como 14 por 9. A hipertensão atinge mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, segundo uma pesquisa do instituto Hcor, a cirurgia bariátrica pode ser mais eficaz do que o tratamento com medicamentos isolados. A pesquisa mostrou que 40% dos pacientes que possuíam hipertensão, foram totalmente curados da doença após a cirurgia. O estudo Gateway, ainda aponta que 70% dos operados, reduziram em pelo menos 30% do número de medicamentos em que utilizavam antes da cirurgia.
Diabetes
A diabete tipo 2 é uma doença crônica causada pela pouca produção de insulina e o aumento de açúcar no sangue. Essa doença pode ser caracterizada devido o mal hábito alimentar, sedentarismo, hipertensão e sobrepeso. O Brasil é o quinto, pais com o maior número de diabéticos no mundo, só em territórios brasileiros mais de 16 milhões de pessoas sofrem da doença. A cirurgia bariátrica metabólica, não cura a diabete, mas, ajuda e muito no seu controle. Ao realizar o procedimento, ocorre uma redução do hormônio grelina no corpo do paciente. Esse hormônio, é responsável pela sensação de fome e saciedade, dessa forma o paciente passa a comer menos e acaba emagrecendo. Com o emagrecimento as substâncias inflamatórias que bloqueiam a insulina diminuem, fazendo com que a insulina possa agir melhor no organismo. Com a redução do estômago, o alimento percorre um caminho menor e o estomago não digeri o alimento por completo. Chegando ao intestino mais rápido, o hormônio GLP1 age sobre o pâncreas, fazendo com que o órgão passe a produzir mais insulina. Dessa forma o corpo irá passar a inserir mais açucares para dentro das células. Com isso, o nível de açúcar no sangue acaba diminuindo.
Seja pela estética ou pela saúde, a cirurgia bariátrica metabólica pode ser o seu maior aliado. Não perca mais tempo, entre em contato com o nosso setor de agendamento e agende a sua avaliação. Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco por nossas mídias digitais.